domingo, 24 de novembro de 2013

Tema: Exemplo de fé - 13/10/2013

Oradora: Maria José Mansur (Presidente da Associação Espírita Vinha de Luz)

Inicia seu estudo com a parábola da mulher hemorroísa, destacando que tudo aquilo que fazemos com fé é agradável aos olhos de Jesus.
Enfatiza que quando a mulher já não tinha mais nada de material, e sabendo das  curas realizadas por Jesus, sente em seu íntimo o desejo de estar com o mestre.
Nesta época, ninguém deveria ter qualquer tipo de contato com a mulher que tivesse um fluxo de sangue saindo de seu corpo, sob o risco de tornar-se impuro por determinado tempo, dependendo do tipo de contato tido. A mulher hemorroísa, entretanto, mantinha seu fluxo sanguíneo constante já há muitos anos, sendo portanto considerada impura.
No evangelho, temos que a mulher tocou a "orla" das vestes de Jesus, e não seu corpo.
Mas porque esta mulher tocou justamente a "orla" da veste do Cristo, e não em seu corpo? Poderia ela então ter tocado no próprio mestre? Correria o mestre o risco de tornar-se impuro?
Tal orla, seria um bordado, presente nas vestes de Jesus. Quem tocasse suas vestes, ao perceber essa orla, deveria lembrar-se de cumprir as Leis de Deus. O bordado nas vestes de alguém, nessa época, tinha então um significado especial, e quem o tocasse estaria se fazendo uma proposta de mudanças.
Mesmo correndo o risco de ser punida, esta mulher toca as vestes do Cristo. Tinha a certeza que ao tocar-lhe as vestes seria curada, e de fato Jesus anuncia que dele havia saído uma virtude, perguntando então quem o havia tocado. Seus discípulos ficam inicialmente confusos, e afirmam que a multidão o tocava. É então que a mulher se apresenta, e Jesus lhe declara que foi salva por sua própria fé.
Precisamos ter fé, convicção naquilo que fazemos, na certeza de que estamos indo em direção a Jesus.


Resumo por: Mariana 


Nenhum comentário:

Postar um comentário